Mulher no Enduro.

O Enduro ainda é considerado um esporte masculino, percebemos isso com a quantidade de homens que praticam vs a1380585_676606172384598_93471496_n quantidade de mulheres. É comum ver em um Enduro com cerca de 200 pilotos somente uma mulher ou até nenhuma.
No enduro de regularidade as categorias são separadas pela experiência de cada piloto, ou seja: Novatos, Junior, Over 50, Over 40, Sênior e Master.
Alguns campeonatos oferecem a categoria Duplas, a qual acho ideal para as mulheres começarem, eu fiz um  ano nessa categoria. Foi o melhor aprendizado que tive, fiz o campeonato de Dupla com meu namorado o qual tem grande experiência, o legal dessa categoria é que nós mulheres não284687_221712831207270_3482988_n nos sentimos sozinhas, tem a segurança de ter alguém próximo que irá ajudar em algum sufoco, tombo ou até mesmo em alguma bobiada da navegação, sem falar nas dicas de pilotagem navegação que seu companheiro pode passar.
Mas o porquê desse post, na verdade queria falar sobre a participação de mulheres nos Enduro já que no Enduro de Regularidade competimos na mesma categoria dos homens, em algumas provas existe a categoria feminina, porém como o numero de mulheres ainda é pouca nesse tipo de competição são raras as provas que oferecem essa categoria.
E o ponto de visto feminino sobre essa competição, eu particularmente não acho ruim, sabemos que nós mulheres temos nossas limitações físicas, mas a partir do momento que você começa a se dedicar na navegação e as técnicas de pilotagem começamos a ver a evolução na trilha.
1378068_665517046826844_2139744500_nSomos competitivas com os homens? A principio não, mas nada que muito treino e dedicação não supere isso, aos pouquinhos começamos a colher os resultados de muito treino, beliscamos um troféu ali outra lá.
Sabemos que nossas limitações físicas, força, tamanho e até mesmo a questão de ser mais conservadora na trilha nos atrapalha, exemplo disso é você perder cerca de 20 minutos para desatolar uma moto quando um homem iria demorar para fazer o mesmo em 5 minutos ou até menos. Mas em contra partida mulheres são mais cautelosas na trilha, justamente por saber dessas limitações de forças pensamos mais na hora de escolher o caminho, ariscamos menos para evitar tombos, até mesmo porque o tempo que perdemos levantando a moto é muito maior do que o tempo que perdemos indo lentamente.
E qual a reação dos homens ao ver uma mulher competindo junto deles?
Primeira a minha visão feminina sobre essa questão.
Clipboard01Desde a minha primeira prova fui super bem recebido, acolhida e incentivada por todos, sei das minhas limitações e dos esforços que sempre tive e tenho que fazer na trilha, sei que muitas vezes vou sofrer para vencer aquele desafio, mas sempre entrei num Enduro com a intenção de aprender e evoluir cada vez mais, aprender com eles, e isso é fato, eles me ensinam muito, dão dicas e macetes e ate mesmo algumas vezes naquele momento que pra você é um sufocão, eles vem e pisam na sua roda dianteira e tiram a sua perna debaixo da moto com uma facilidade incrível que você demoraria uma eternidade para se livrar.
Sempre tive em mente um principio básico do Enduro. “Piloto ALCANÇADO é Piloto ULTRAPASSADO”. Portanto todas as vezes que escuto uma moto atrás de mim faço o possível para dar a passagem o mais breve possível.
198788_231031800275373_2743243_nMuitas vezes já recebi ajuda, mas também existem vezes que não, e eu fico brava com isso? Claro que não, todos estão ali competindo, não acho justo um homem perder sua prova para me ajudar afinal estou bem fisicamente e uma hora ou outra eu sei que vou dar um jeitinho e sair de lá, nem que seja a noite (risos), claro que as ajudas são sempre bem vindas e agradeço imensamente cada um que algum dia já me ajudou.
Mas e eles o que pensam sobre a nossa participação nos Enduros,  o que pensam quando nos vêem em um sufoco ou tombo. Nada melhor do que saber a opinião deles.

Segundo Tailor Maffini, Piloto da Categoria Junior do Rio Grande do Sul.
“Acho maravilhoso quando vejo que tem mulheres inscritas na prova, não gosto muito daquele amontoado de macho (risos)…Na minha opinião não atrapalha em nada se ela estiver atrasada isso é normal todos um dia já se atrasaram por um motivo ou outro, é mais um obstáculo pra transpor. Com certeza fico preocupado quando vejo um tombo independente de quem estiver caído homem ou mulher sempre dou um segurada e pergunto se esta bem se percebo que foi um tombo feio.
Deveria haver incentivo maior para mulheres, eu mesmo me coloco a disposição para apoiar ou ate patrocinar esta modalidade para mulheres”

Para Alan Ferreira – Piloto da Categoria Junior do Paraná.
Gosto de andar,  primeiro porque tem que ser guerreira e segundo gosto deste esporte pela humildade parceria não é ruim de ultrapassar na prova já que pilota bem para poder fazer uma prova. Não tem como não se comover com uma mulher ou homem que esta em dificuldade. Primeiro que não vejo como prova e sim como diversão.”

Portanto Meninas, pratiquem Enduro, é uma competição saudável um ambiente aonde todos são bem recebidos, mergulhem nesse fantástico mundo lamacento do Enduro de Regularidade e sejam bem vindas e divirtam-se muito. As trilhas estão abertas para vocês. 10257671_786061054772442_5710426055549563890_n (1)

Um comentário sobre “Mulher no Enduro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s